TEATRO NA EMPRESA



TEATRO NA SEGURANÇA DO TRABALHO
E NO PROCESSO DE QUALIDADE
E
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS, GINÁSTICA LABORAL

- uma SIPAT diferente, com mais participação -

Esse trabalho é desenvolvido desde 1982, junto às áreas de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador, em empresas de médio e de grande porte (vide relação adiante), não só levando o teatro, como desenvolvendo trabalho de formação de grupo teatral dentro de algumas delas.

Desde 1998 passamos a contar com a colaboração de fisioterapeutas e ergonomistas, com ampla experiência na área de fisioterapia do trabalho e ergonomia, no desenvolvimento de programas de tratamento e prevenção das doenças ocupacionais (LER/DORT).


OS PROJETOS

- apresentação de espetáculos
- formação de grupos teatrais nas empresas
- teatro fórum
- palestras
- desenvolvimento de programas de tratamento e prevenção de
doenças ocupacionais, através da ginástica laboral.
- implantação de ambulatório de fisioterapia, dentro da Empresa.

Faça uma SIPAT diferente, apresentando um espetáculo teatral,  educativo, dentro dos objetivos da Segurança do Trabalho e do Processo de Qualidade, obtendo como resultado:
- o aumento da produtividade
- redução do absenteísmo
- aumento da autoestima do trabalhador


ESPETÁCULOS


SEGURO MORREU DE VELHO-1
(para Empresas de linha de produção)

SEGURO MORREU DE VELHO-2
(para empresas de escritório)

“O DRAGÃO QUE MORA AO LADO”
ou
 “A DESINFORMAÇÃO LEVA AO STRESS”
(sobre relacionamento interpessoal)


MEXE A CADEIRA
(sobre LER/DORT)

AS ÁGUAS VÃO ROLAR
(sobre alcoolismo)
 
 
GRUPO DE TEATRO DE EMPREGADOS

Trabalho de formação de Grupo de Teatro com empregados da Empresa, que poderão apresentar não somente peças sobre temas da Segurança do Trabalho ou Qualidade de Vida, como textos da dramaturgia universal.

                        
ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL NA EMPRESA

A CJ Flex, em parceria com o TEATRO DE RAÍZES POPULARES, presta consultoria especializada na elaboração de laudos ergonômicos (NR17), palestras, cursos de orientação postural no local de trabalho, implantação de ambulatório de fisioterapia dentro das empresas, programas de pilates e ginástica laboral.
http://cjflex.blogspot.com


TEMAS

Em qualquer dos projetos poderão ser tratados assuntos como:

- uso adequado dos equipamentos de segurança;
- ato seguro x inseguro;
- ambiente seguro x inseguro;
- relacionamento interpessoal;
- ergonomia;
- dependência química;
- prevenção de L.E.R/D.O.R.T;
- prevenção da AIDS;
- preservação do meio ambiente;
- OUTROS, de interesse da Empresa.


ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS

- auditórios
- restaurantes
- galpões
- tablado ao ar livre
- teatros (fora ou dentro da Empresa)


ALGUMAS EMPRESAS ONDE TRABALHAMOS

SHELL - Complexo da Ilha do Governador
FURNAS - Escritórios Centrais
DATAPREV
Fundação Real Grandeza
Apolo - Produtos de Aço
BAMERINDUS
ESTALEIROS CANECOS
BNDES
REFINARIA DE MANGUINHOS
FRONAP (Subsidiária PETROBRÁS)
CYANAMID
SESC
LIGHT
Prefeitura Municipal de Macaé
entre outras

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS

JOSÉ MARIA RODRIGUES MONTEIRO

Dramaturgo, Ator e Diretor Teatral. Bacharel em Artes Cênicas pelo Centro de Artes da UNIRIO, Rio de Janeiro-RJ (1973 - 1977), Diretor do Centro de Experimentação Teatro de Raízes Populares e da Taba Cultural Editora. Criou e produz o projeto TEATRO NA EMPRESA, junto às áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, levando teatro e projetos de desenvolvimento de programas de tratamento e prevenção das doenças ocupacionais (LER/DORT).
Escreveu, dirigiu e atuou em mais de 30 espetáculos, recentemente em A comédia do abandono”, “A Volta do Prometido” e “O Patrocínio – a comédia”, todas pelo Centro de Experimentação Teatro de Raízes Populares-RJ. Ministrou a oficinas de dramaturgia: “Uma Leitura do Texto Teatral”, para os SESCs do Paraná, Ceará e Santa Catarina. Atuou no longa metragem “Espiral”, de Paulo Pons - PAX Filmes – 2008. Participou ainda como ator dos espetáculos “Cara a Cara” (Grupo Novo) e “Exercício nº 1” (Dir. Bia Lessa – 1987/88).
Publicou “Por uma dramaturgia de raízes populares” – Taba Cultural Editora – 2007. Recebeu o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel – MINC – 2010 e Prêmio de Melhor Texto do 8º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias-RJ – 2011. Seu texto mais encenado é O Homem de Nazaré – A Via Sacra de Hoje”, são mais de 50 diferentes montagens em diversas cidades, desce 1983.
Romancista de "As águas do traz-e-leva" (Taba Cultural - 1996), tem diversas peças publicadas em livros individuais e em antologias de dramaturgia. Contemplado com diversos prêmios nas áreas de teatro e literatura, participou de dezenas de Festivais e Mostras Nacionais e Internacionais de Teatro, e tem criado eventos ligados ao teatro e a literatura. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais-SBAT. 


DRª CARLA SANTOS

Possui ampla experiência em fisioterapia laboral, tendo passado por importantes empresas, colocando em prática seus estudos na área de ergonomia, reeducação postural e fisioterapia preventiva, com desenvolvimento de programas de tratamento e prevenção das doenças ocupacionais (LER/DORT), através, principalmente, do pilates e ginástica laboral.
Começou sua atuação na área de fisioterapia do trabalho no penúltimo ano de faculdade, em 1998, na Shell do Brasil. No ano seguinte trabalhou como estagiaria da Drª Nivalda Marques, nas empresas IBM-BR e PETROBRAS (EDISE), se destacando, principalmente, por sua visão de cultura preventiva, em contraponto a curativa.
Esta experiência deu origem ao primeiro livro brasileiro, de "Fisioterapia nas Empresas" das Drª Nivalda Marques e Roberta Moraes, do qual foi editora-coordenadora, lançado pela Taba Cultural Editora, em 2000.
Em seguida foi contratada pela Taba Cultural para trabalhar como Editora Técnica, e sob sua coordenação lançou mais dois títulos no mercado: "Fundamentos de ergonomia e Fisioterapia do Trabalho" do Dr. Erimilson Roberto Pereira e "Ergonomia e Coluna Vertebral no seu dia-a-dia" do Dr. Sérgio Sá.
Foi convidada para assessorar o Projeto Teatro na Empresa criado e dirigido por José Maria Rodrigues, orientando a criação de textos e espetáculos, especialmente nas áreas de ergonomia e fisioterapia preventiva.
http://cjflex.blogspot.com

               SOLICITE SEU ORÇAMENTO PELOS E-MAILS:
           zemaria@tabacultural.com.br  / taba@tabacultural.com.br
             ou pelos celulares: (21) 99857-3157 / (21) 98458-2891